Programa trainee 2022 da Gerdau inicia nova turma com mais de 200 jovens
Com recorde de mais de 40 mil inscrições, o Programa G.Future visa formar as futuras lideranças da produtora de aço
Na edição de 2022, o G.Future – programa de trainee da Gerdau – alcançou um volume recorde de inscritos, ultrapassando 40 mil interessados e mais de 200 selecionados para oportunidades administrativas (28%) e industriais (72%) nas unidades da produtora de aço em todo o Brasil. Criado em 2018 como uma nova fase dos programas de formação da Gerdau, o G.Future tem o objetivo de formar lideranças futuras da empresa e reforçar o compromisso da companhia em empoderar pessoas que constroem o futuro.
“O aumento no interesse dos jovens pela Gerdau reforça algumas conquistas da companhia como marca empregadora. Nos últimos anos, a empresa vem dedicando um grande esforço para disseminar e consolidar uma profunda transformação cultural que tornou a companhia mais ágil, transparente, inovadora e menos hierárquica. O programa reforça o compromisso da Gerdau com o desenvolvimento da sua futura geração de líderes e a promoção de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo”, ressalta Flávia Nardon, gerente geral de desenvolvimento humano e organizacional da Gerdau.
Dos mais de 40 mil inscritos, foram contratados 204 trainees (86% deles são engenheiros e engenheiras de formação), dos quais 46% mulheres e 36% pessoas negras (homens e mulheres), oriundos de várias regiões do Brasil, como Minas Gerais (92), São Paulo (52), Rio Grande do Sul (19), Rio de Janeiro (14), Ceará (6), Paraíba (5) e Santa Catarina (1). A partir de um processo seletivo inovador, foram realizados testes online a partir de data analytics e inteligência artificial. A intenção da iniciativa é formar pipeline de liderança para as operações do Brasil e exterior com líderes de equipes ou líderes técnicos ao final do programa.
Os trainees contratados já estão trabalhando nas diferentes unidades da Gerdau no Brasil, participando de ações de integração desde o primeiro dia na organização por meio de webinars, e encontros para trocas e ampliação do conhecimento sobre a cadeia do aço e outros conteúdos essenciais para o negócio, como cultura, meio ambiente, compliance, segurança e saúde . Na primeira semana de abril, o grupo recebeu as boas-vindas do diretor-presidente (CEO) da empresa, Gustavo Werneck, em um onbording presencial de quatro dias na capital paulista, cuja programação incluiu atividades como um talk show com as lideranças do negócio para entender mais a estratégia e cultura, bate-papoe com clientes sobre suas expectativas e para compreender como cada cliente é único e também trocas experiências com ex-trainees Gerdau. Além disso, participaram de um game sobre negócio e uma palestra sobre comunicação, confiança e vulnerabilidade.
“Olhando para esses mais de 200 profissionais que estiveram reunidos no evento de onboarding, vejo a Gerdau do futuro. Estes trainees chegam para se somar aos 30 mil colaboradores e colaboradoras na construção dos novos 121 anos da empresa”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.
Nos 18 meses de duração, os selecionados participam de uma trilha de desenvolvimento criada exclusivamente para o G.Future, que os envolve conteúdos técnicos e comportamentais para acelerar sua formação em temas como o negócio, segurança, liderança, gestão de rotina, de projetos e de pessoas. Todo o conhecimento adquirido será colocado em prática em um projeto-desafio, acompanhado por mentoria da liderança da Gerdau. As oportunidades foram divididas entre dois grupos: Trainee e Trainee Expert. O primeiro é direcionado a pessoas com até 3 anos de formação, tendo já passado por algum tipo de vivência, como estágio ou bolsa de pesquisa. Já o segundo, o Trainee Expert, é voltado para candidatos graduados entre 3 e 5 anos, com no mínimo 2 anos de experiência profissional.