Mel silvestre marca os sabores do VI Festival Gastronômico de Três Marias ao lado dos tradicionais peixes do Velho Chico
O ingrediente é produzido, em grande parte, por apicultores do Néctar do Futuro, programa da Gerdau voltado para a valorização do empreendedorismo local.
Entre 9 e 11 de junho, a cidade de Três Marias, na região central de Minas Gerais, foi palco do tradicional VI Festival Gastronômico de Três Marias, uma realização da Prefeitura Municipal com o apoio da Gerdau. Este ano, a grande novidade foi a introdução do mel silvestre produzido por apicultores locais nos pratos participantes do evento. Ao lado dos peixes do rio São Francisco, o ingrediente abriu diversas possibilidades de preparo e aguçou a criatividade dos chefs.
Para o desenvolvimento dos pratos, os participantes passaram por workshops ministrados pelo chef Luciano Avelar na Carreta Escola do Senac. O especialista forneceu dicas e orientações de como combinar o mel e o peixe com outros sabores locais.
Centenas de pessoas compareceram à praça Castelo Branco para prestigiar a premiação dos chefs e pratos vencedores do Troféu Daly Batista e apreciar a diversidade dos sabores locais. O prato vencedor da edição 2022 do festival foi o Piau na Moranga com Pequi, desenvolvido por Matheus Philipe dos Santos, da Barraca Tucunaré. O segundo lugar ficou com a Muqueca de Pirambeba com Pirão de Barú, de Maria Regina Severino, da Pousada Maria das Flores. Já o terceiro lugar foi a Traira Fantástica, de Erika Alves da Silva, do Xiquinhos Bar e Restaurante.
De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Três Marias, Roberto Carlos, a utilização do mel como novo ingrediente foi muito importante para o fortalecimento local da apicultura, atividade tradicional muito viva na região. “A ideia é que, nos próximos anos, o ingrediente ganhe ainda mais espaço”, relata.
Incentivo ao empreendedorismo
Parte do mel silvestre extraído e produzido na região vem das áreas florestais da Gerdau localizadas em Três Marias e região. Desde 2019, a empresa desenvolve o Néctar do Futuro, um programa que hoje reúne 23 apicultores de associações locais parceiras da Gerdau. A empresa concede áreas florestais para instalação de apiários e apoia como projeto de aceleração.
A associação parceira da empresa no programa Néctar do Futuro, APIS Minas, mantém na região mais de três mil caixas de abelhas, que produzem mais de 40 toneladas de mel silvestre por ano. De acordo com Kelly Medeiros, analista de Responsabilidade Social da Gerdau unidade Florestal, apoiar iniciativas como o Festival Gastronômico de Três Marias, além de conceder mais visibilidade ao produto, fortalece o empreendedorismo na região. “É importante tornar essa produção visível para incentivarmos o desenvolvimento econômico e social e consolidar ainda mais o mel como parte da cultura local”, afirma.